Pesquisas por painel online. Tipos de pesquisas

Pesquisas online

Pesquisas por painel online. Tipos de pesquisas

As pesquisas por painel online, têm resultado em uma forma econômica e eficaz de estudar o mercado de forma geral e seletiva, uma vez que permite à empresa contratante personalizar sua pesquisa de acordo com seu orçamento, objetivo de pesquisa e público-alvo, sem perder a qualidade e efetividade do estudo.

Contudo, é necessário conhecer um pouco mais das características desta ferramenta, para poder definir bem o tipo de pesquisa que resultará mais efetivo de acordo com seu objetivo.

O que saber antes de contratar uma pesquisa de mercado 


Pesquisas por painel online. O que é e sua importância

A pesquisa por painel online é uma ferramenta de estudo de mercado, que consiste em utilizar grupos de respondentes previamente cadastrados em um banco de dados, com a finalidade de obter opiniões de um determinado grupo que represente seu público-alvo, a fim de gerar crescimento econômico através da melhoria de produtos e serviços ofertados. Existem vários tipos de painéis online, e os mais conhecidos são B2B e B2C.

Realizar Pesquisa por painel online pode trazer diversas vantagens e benefícios para pesquisadores, empresas e organizações. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais a utilização de um painel online é importante:

  1. Acesso a uma ampla amostra: Os painéis online oferecem acesso a um grande número de participantes, geralmente com perfis demográficos variados, o que possibilita uma amostra mais representativa e diversificada. Isso ajuda a garantir que as conclusões da pesquisa sejam mais abrangentes e generalizáveis.
  2. Rapidez e eficiência: A realização de pesquisas online é geralmente mais rápida e eficiente do que os métodos tradicionais, como entrevistas pessoais ou pesquisas por telefone. Com a possibilidade de alcançar rapidamente um grande número de respondentes, os resultados podem ser obtidos em um período de tempo menor.
  3. Redução de custos: Os custos associados à realização de pesquisas online tendem a ser menores em comparação com pesquisas presenciais. Elimina-se a necessidade de deslocamento físico para coleta de dados e é possível economizar em materiais impressos e outros recursos.
  4. Flexibilidade geográfica: Com um painel online, é possível alcançar participantes em diferentes regiões geográficas sem limitações. Isso é especialmente útil para estudos que exigem uma amostra diversificada em termos de localização geográfica.
  5. Respostas anônimas e sinceras: Os respondentes podem se sentir mais à vontade para fornecer respostas sinceras e sem pressão social, já que o anonimato é garantido em pesquisas online. Isso ajuda a obter informações mais precisas e confiáveis.
  6. Acompanhamento em tempo real: Com a realização de pesquisas online, os pesquisadores podem monitorar em tempo real a taxa de resposta, o progresso da pesquisa e o nível de engajamento dos participantes. Isso permite fazer ajustes e melhorias durante o processo de coleta de dados, se necessário.
  7. Variedade de formatos de pesquisa: Os painéis online permitem a utilização de diferentes formatos de pesquisa, como questionários, entrevistas, grupos focais virtuais, entre outros. Essa variedade possibilita abordar questões de pesquisa de maneira mais abrangente e adaptada aos objetivos do estudo.
  8. Possibilidade de segmentação: Os painéis online podem permitir a segmentação de participantes com base em critérios específicos, como idade, sexo, interesses ou comportamentos de compra. Isso possibilita pesquisas mais direcionadas e precisas para públicos específicos.

No entanto, é importante destacar que as pesquisas online também têm suas limitações, como a possível exclusão de pessoas sem acesso à internet ou com menor familiaridade com a tecnologia. Portanto, é essencial adotar abordagens complementares, quando apropriado, para garantir resultados mais abrangentes e representativos.

Aproveitando a deixa, já conhece o painel de consumidores PETs?


Tipos de pesquisa por painel online

Alguns tipos de pesquisas são combinados com o uso de painéis de respondentes e funcionam super bem principalmente quando precisamos completar algum estudo de maneira rápida e focada em algum grupo de respondentes segmentados especialmente para aquele tipo de projeto. Vamos ver abaixo os tipos de pesquisa mais utilizados.

Quantitativa

A pesquisa quantitativa é uma das mais utilizadas em estudo de mercado e serve para definir dados e informações obtidos através de números ou porcentagens. Este tipo de pesquisa quantitativa é realizada através de questionários com perguntas fechadas ou de seleção e visa criar uma pré-seleção ou uma seleção geral de público, para depois segmentá-lo através de outras pesquisas com mais profundidade de informação.

Qualitativa

A pesquisa qualitativa permite a obtenção de dados mais específicos e é realizada através de questionários com perguntas abertas. Este tipo de pesquisa é muito usada como apoio em decisões de campanhas e também para obter opiniões sobre lançamentos de produtos. É um tipo de pesquisa online onde a qualidade da informação é muito mais importante que a quantidade de dados. Outros recursos também são utilizados para coletar essas informações mais detalhadas como:

  • Pesquisa em profundidade
  • Focus group
  • Pesquisa CATI (por telefone com perguntas abertas)
  • Amostra de produtos

Conheça alguns softwares para pesquisas online, especificamente para contemplar pesquisas quantitativas e qualitativas

Pesquisa de hábitos de consumo

Este tipo de pesquisa para painel online tem a finalidade de entender o comportamento do consumidor, a fim de criar uma comunicação mais assertiva entre empresa e cliente. É superimportante conhecer o perfil do seu público, para criar produtos e
serviços que atendam às necessidades e desejos do mercado, uma vez que o sucesso ou fracasso de uma marca está diretamente ligado a isso. Ainda sobre hábitos de consumo, vale a pena dar uma olhada no artigo abaixo onde existem mais informações sobre os tipos de consumidores e seus hábitos.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de consumidores e suas características

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é um dos canais de comunicação mais eficazes quando se trata de conhecer a opinião do público sobre seu produto ou serviço, uma vez que abstrai a opinião de usuários reais da sua marca, usuários estes, que muitas vezes também utilizam produtos e serviços da concorrência, podendo proporcionar informações muito relevantes sobre o setor comercial em questão.

Esse tipo de pesquisa é umas das mais usadas pelas empresas e a mais comum é a pesquisa NPS (net promoter score) que consiste em realizar uma pergunta para saber o nível de fidelidade e lealdade do cliente com a empresa, onde:

  • uma avaliação de 0 a 6 consiste em uma nota detratora
  • uma avaliação de 7 a 8 consiste em uma nota passiva
  • uma avaliação de 9 a 10 consiste em uma nota promotora

Dessa maneira, a empresa consegue identificar facilmente os clientes que estão sendo detratores e atuar com estratégias para que o mesmo volte a ter uma experiencia positiva com a empresa tornando-o promotor.

A pesquisa CSAT (customer satisfaction) também é muito usual normalmente capta a satisfação do cliente em determinada transação, diferente da NPS, que mede a lealdade do cliente com a relação dele vs empresa em um período longo de tempo, normalmente 12 meses.

Pesquisa de preços

Este tipo de pesquisa para painel online tem como objetivo medir a aceitação e/ou ajustar preços de produtos ou serviços. Esta estratégia é funcional tanto previamente ao lançamento de um produto ou até mesmo depois de seu lançamento, com a finalidade de conciliar preços e evitar evasão de público ou má aceitação do produto ou serviço.

Algumas metodologias são super bem aplicadas aqui como uso de Conjoint Analysis (análise conjunta), pergunta que possui uma mescla de atributos para visualização dos clientes e escolha pela melhor opção segundo a escolha dos mesmos. Esse tipo de pergunta fornece ao pesquisador análises muito ricas como análise de tendências e visualização limpa e clara dos atributos mais escolhidos pela maioria dos entrevistados.

Determinadas produtos e preços variam de acordo com o tipo de consumidor, por isso, destacamos abaixo 3 painéis de consumidores para trabalhar com cada nicho:

  1. Painel de consumidores classe C
  2. Painel de consumidores classe B
  3. Painel de consumidores classe A

Pesquisa para novos produtos

A pesquisa de lançamento é um dos tipos de pesquisa para painel online mais importantes de serem aplicados em qualquer marca. Mesmo se tratando de um empreendimento novo ou pequeno, é importante conhecer a demanda e o potencial do seu
produto a fim de evitar riscos e perdas financeiras desnecessárias. Para esse tipo de pesquisa, o uso de um painel online combina muito bem para quando uma empresa deseja lançar um novo produto em uma praça desconhecida sem saber claramente como será a reação do público alvo ao ser impactado por essa novidade no mercado. Entender antecipadamente o que pensam os futuros clientes deste produto em questão é uma estratégia que com o painel online conseguimos acionar com extrema eficiencia e rapidez.

Para completar essa informação, veja como definir e calcular uma amostra em relação a tamanho.

Pesquisa de medição de campanha

Possui a finalidade de medir o impacto das campanhas publicitárias lançadas no mercado. Além disso, a pesquisa de medição de campanha investiga a atratividade e o grau de influência causada pela campanha no momento de decisão de compra. Este tipo de pesquisa também ajuda a captar ideias para campanhas futuras.

Conheça o painel de shoopers e vantagens do uso desse grupo de respondentes


Como realizar pesquisas por painel online

Para que uma pesquisa por painel online seja exitosa, existem alguns pontos que você deve definir antes de realmente estruturar a pesquisa.

  • Objetivo do estudo: Se trata do “porque” de estar investindo tempo e dinheiro neste estudo específico
      • Por que você precisa das informações que você obterá com esta pesquisa?
      • O objetivo se trata de resolver um problema comercial?
      • Lançar um produto?
      • Conquistar novos mercados?
      • Dentre outras infinidades de objetivos que pode instigar uma pesquisa para painel online.
  • Público-alvo – É preciso saber para quem sua pesquisa será direcionada, caso contrário você terá dados obtidos de pessoas aleatórias, que não correspondem à opinião dos seus próprios clientes, isso influenciaria negativamente no resultado da pesquisa e das decisões tomadas a partir dela. Defina a persona da sua pesquisa.
  • Tamanho da amostra – Além de definir seu público-alvo, você também terá que definir sua amostragem, ou seja, a quantidade de pessoas que poderá representar seu público-alvo. Nesta etapa, sempre leve em consideração o tempo de pesquisa juntamente com o orçamento disponível para a mesma.
  • Orçamento – Não estruture uma pesquisa de mercado sem levar em conta o orçamento disponível para isso, isso fará com que você perca seu tempo, uma vez que ao final será necessário reestruturar a pesquisa para caber no seu orçamento.
  • Tempo de duração – É preciso determinar o tempo que sua pesquisa irá permanecer ativa, esta etapa irá abranger seu orçamento e o tamanho da amostra. Geralmente, quanto maior a amostra, maior deverá ser o orçamento e/ou o tempo de vigência do estudo.

 

Necessitando de uma pesquisa com amostras de respondentes? Conte com a Painel Tap.

Por trás da Painel Tap está um pessoal apaixonado por dados e geração de insights, que encontra em cada projeto um desafio em buscar a melhor e mais rápida solução para os mais diversos tipos de necessidades e demandas em pesquisas online e investigação de mercado.

 

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