Painel consumidores classe A. Como trabalhar com esse painel online?

Painel consumidores classe A

Painel consumidores classe A. Como trabalhar com esse painel online?

Conquistar o mercado de luxo não é uma tarefa fácil. Os consumidores classe A possuem um perfil muito diferenciado de todas as outras classes. Mas, com a ajuda de estudos e investigações através de painel de consumidores classe A é possível descobrir as estratégias das empresas que já possuem este público na palma da mão. Entender como se começa e termina a decisão de compra de um consumidor classe A é fundamental para atingir esse público de forma exitosa e permanente. Mas, primeiramente, vamos entender quem são as pessoas que representam a classe A brasileira.

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Definição das classes econômicas em números

As classes econômicas no Brasil atualmente estão classificadas como:

  • Classe A: 2,8% da população brasileira (renda mensal domiciliar superior a R$ 22 mil)
  • Classe B: 13,2% da população brasileira (renda mensal domiciliar entre R$ 7,1 mil e R$ 22 mil)
  • Classe C: 33,3% da população brasileira (renda mensal domiciliar entre R$ 2,9 mil e R$ 7,1 mil)
  • Classes D/E: 50,7% da população brasileira (renda mensal domiciliar até R$ 2,9 mil)

Ainda que a classe A represente a menor porcentagem populacional, o poder aquisitivo que esta classe possui é muito maior comparado aos consumidores das demais classes econômicas. De acordo com uma pesquisa do Ibope Inteligência (2016), a classe A representa apenas 3% dos domicílios brasileiros, mas possuem 13% de todo potencial de consumo do país.

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Perfil dos consumidores classe A

Antes de mais nada é importante ressaltar que o consumo de luxo não se trata apenas da compra do produto ou contratação do serviço. A classe A, mais do que as outras classes compram valores, porque eles podem. Estes consumidores de luxo, geralmente são atraídos para conhecerem uma marca quando são recomendados por alguém do mesmo nível que eles ou por alguma figura pública, mas além de ser por precaução, a recomendação por alguém importante cria uma necessidade de comprar para pertencer, característica importante para empresas terem em conta.

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Estudar todos estes comportamentos da elite através do painel de consumidores classe A, é o caminho usado por muitas empresas para chegar até este público, e tem funcionado muito bem. Através do painel de consumidores classe A as empresas captam informações super relevantes e eficazes, vindas diretamente da mente dos mais ricos do Brasil. Após estudos e investigações, podemos destacar algumas características dos consumidores classe A:

Exigentes – A classe A paga por perfeição, e assim como pagam muito, também exigem muito. A exigência desse público não fica apenas por conta do produto, eles prezam por uma experiência perfeita, lojas padronizadas e atendimento personalizado.

Sofisticados – É claro que a sofisticação é marca registrada neste mercado. Até mesmo os consumidores com um estilo mais simples não deixam de olhar para a elegância e sofisticação do produto e do ambiente que irão frequentar. Investir em produtos e serviços luxuosos é tarefa básica para quem quer conquistar este mercado.

Fiéis – Assim como são exigentes, uma vez que estes consumidores encontram todas as características que buscam em uma marca, eles ficam. Muitos destes consumidores preferem ir pelo seguro e dificilmente irão optar por uma marca desconhecida.

Tem sempre razão – O cliente tem sempre razão é um ditado conhecido mundialmente e que para a elite funciona muito bem, obrigada. Por terem alto poder de consumo e serem respeitados socialmente, a classe A não gosta de ser contrariada. Tal qual esta é uma forte característica desse mercado que muitas marcas começaram a ofertar produtos personalizados e exclusivos para este público, desta forma, caso não gostem de algum detalhe no produto ofertado poderão ter o produto do jeito que eles desejam.

Práticos – Como o dinheiro não significa um problema para a classe A, o que eles gostam eles compram. Muitas lojas oferecem a este público a opção de levarem a roupa para casa e provarem de forma mais confortável, por exemplo. Do mesmo modo, clínicas de estética oferecem serviço a domicílio e cada dia mais está crescendo o mercado de personal trainer particulares, todos serviços voltados para priorizar a praticidade no dia a dia dos consumidores classe A.

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O que a elite espera de uma marca?

Um painel consumidores classe A possuem respondentes que se importam com:

HISTÓRIA – A tradição é um denominador comum na decisão de compra dos consumidores da classe A. As marcas preferidas da elite são marcas que têm história e reputação confiável entre a classe.

TRATAMENTO – Mais que o atendimento, o tratamento oferecido pela equipe ao receber consumidores classe A, precisa ser exclusivo e muito atencioso. Alguns consumidores de luxo assumem ser fieis a uma marca sempre e quando o tratamento os faça sentir importantes e poderosos.

EXCLUSIVIDADE – A exclusividade é uma característica muito apreciada pela elite. Seria falso dizer que a classe A paga valores tão altos em produtos apenas por sua qualidade, já que sempre vai existir marcas de igual ou até melhor qualidade, mas que não atingem este público. Uma vez que os valores de produtos do mercado de luxo estão fora da realidade e possibilidade da grande maioria da população, estas pessoas aproveitam para comprar de marcas exclusivas e inacessíveis para a maioria. Existem marcas que vivem de replicarem artigos de luxo e disponibilizar para classes com menor poder aquisitivo, mas que almejam, mesmo que de longe, sentir como se pertencessem a elite.

LUXO – O básico não é a cara da elite. Uma das formas que os consumidores classe A se fazem notar é através de artigos de luxo, que geralmente veem acompanhados de design e materiais que não são vistos fora deste mercado. Empresas automobilísticas, galerias de arte, joalherias a até mesmo a indústria alimentícia criam produtos, que mais que seu simples uso, têm a missão de criar um sentimento de poder e prestígio. Cristais, pedras preciosas e matérias primas raras, são estratégias que as marcas usam para agregar valor e luxo aos produtos.

ESTILO – Seguramente a estética é importantíssima para o Painel consumidores classe A, em sua maioria. Seja na casa, roupa ou carro ter um design e estilo diferenciado é o que vai fazer com que estes consumidores sejam notados pelo resto do mundo. A qualidade é algo obvio para eles, o diferencial fica por conta do design exclusivo e inovador, e claro, que seja compatível com o perfil da elite.

QUALIDADE – Por mais que a elite não esteja tão preocupada em conservar produtos, eles prezam pela qualidade e conforto dos itens. Estes consumidores da classe A estão sempre de olho para que a matéria prima do produto seja nobre e que o produto ou serviço seja bem produzido e sem falhas.

IDENTIDADE FORTE – Os consumidores classe A buscam marcas que sejam consolidadas e conhecidas como marca de luxo. Uma vez que este público consome por recomendação do meio em que frequentam, que a marca seja reconhecida com uma identidade exclusiva e luxuosa, pode ser a chave para conquistar este cliente. Usar pessoas publicamente conhecidas é uma estratégia das marcas para ajudar a criar esta identidade.

ei, conhece os detalhes do painel de respondentes da classe C?


É possível através do painel consumidores classe A ter uma comunicação direta com este público e receber informações que vão além do básico. Conhecer a fundo os consumidores de luxo é essencial para atingir este mercado, que de longe, é o mais exigente, mas que também possuem o maior poder aquisitivo. Uma vez que as marcas conseguem alcançar o patamar da elite, é preciso entender ainda mais as particularidades deste mercado, afim de nunca os decepcionar, uma vez que amam ou odeiam  uma marca.

 

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