Características Importantes do Painel Representativo

Painel Representativo

Características Importantes do Painel Representativo

Através de técnicas de um painel representativo é possível ter uma visão crítica e ampla do comportamento de consumidor e obter informações importantíssimas que influenciarão nas decisões estratégicas da empresa. Porém, para obter resultados mais precisos e confiáveis, o uso do painel representativo deve vir acompanhado de outras técnicas de estudo de mercado, uma vez que as respostas obtidas através do painel representativo possuem algumas limitações e desafios.

Para entender melhor algumas características do painel representativo, vamos listar alguns pontos importantes desta inovadora e crescente técnica de investigação de mercado.


O que é painel representativo?

O painel representativo é uma técnica que reúne uma amostra representativa de um determinado público afim de estudar e compreender o comportamento do consumidor a nível pessoal e grupal. As pessoas escolhidas para serem parte do painel e do estudo, geralmente são selecionadas estrategicamente através de critérios pré definidos, estes critérios geralmente estão ligados a características demográficas, psico-gráficas, etc.


Características do painel representativo

Pontuamos 7 características importantes do painel representativo para que tenha mais profundidade no tema.

Rapidez e praticidade

O painel representativo é uma forma de obter informações relevantes e majoritariamente concretas, de forma mais rápida e prática do que outros tipos de pesquisa de mercado. Isso se deve à sua simplicidade estratégica, pensada para facilitar e como uma forma expandir as opções de investigação comercial presentes no mercado.

Saiba mais ⇒ Dicas e vantagens em contratar painel online

Testes e avaliações

Uma das melhores funções do painel representativo são os testes de produtos, onde o público fornece avaliações de testes de produtos e serviços, campanhas publicitárias, novas linhas, jogos e outra infinidade de produtos ou serviços que uma empresa pode ter a necessidade de testar. Através da reunião dessas informações, os dados obtidos influenciam no lançamento de produtos, serviços, campanhas e ajudam a que, uma vez lançados, tenham maior aceitação e assertividade.

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Definir público-alvo do Painel Representativo

O painel representativo é muito usado para determinar ou pré-definir um público consumidor de determinado produto, serviço ou conteúdo. Através de formulários e monitoramento, os participantes selecionados fornecem informações demográficas, psico-gráficas e comportamentais, formando uma persona que represente seu público-alvo.

Aprofunde-se mais ⇒ 5 passos para definir seu público-alvo

Conhecer hábitos de consumo

A investigação feita através do painel representativo vai além de conhecer informações básicas e gerais dos consumidores, através desta técnica você também obter informações sobre o comportamento e hábitos de consumo do seu público ou de algum outro público potencial.

Com estes dados obtidos, é possível traçar estratégias auxiliares para lançamentos de novas campanhas de marketing, mais assertivas e melhor determinadas para o público certo, ou seja, é possível usar as informações fornecidas pelo público-alvo em campanhas direcionadas a eles mesmo, a fim de obter maior margem de sucesso e consequentemente menor margem de erro e gastos desnecessários.

Fique por dentro ⇒ Consumidores, tipos e características 

Baixo custo de pesquisa pelo Painel Representativo

O investimento de um painel representativo vai variar de acordo com o tamanho e estrutura exigidos, porém, de forma geral, o painel representativo possui um baixo custo em relação a outras técnicas de estudo de mercado, como a pesquisa de mercado por exemplo.

Outra característica que irá fazer com que o custo de investimento do painel varie é o tempo de duração necessário para seu estudo, dessa forma, quanto mais tempo seu estudo estiver circulando, maior serão os gastos com o painel, porém, mais completa será sua investigação.

Por se tratar de um estudo representativo, você também poderá adaptar a estrutura da sua pesquisa com seu orçamento, sem alterar tanto o objetivo inicial da pesquisa. Para isso, agende uma demonstração com nossa equipe e conte-nos sobre seu objetivo e orçamento. Com certeza iremos trabalhar na melhor opção para que seu estudo seja exitoso sem fugir do seu orçamento.

Dicas ⇒ Como selecionar um fornecedor de dados?

Margem de erro

Um dos maiores riscos do painel representativo está relacionado a idoneidade das respostas. Por se tratar de uma amostra representativa, sempre irá haver margem de erro, como em uma pesquisa eleitoral, por exemplo, mas no caso do  painel representativo também existe uma preocupação com que as pessoas selecionadas proporcionem informações idôneas e precisas, caso contrário, o resultado alcançado não seria 100% real, mesmo considerando a margem de erro existente em um estudo por amostra.

Cuidado ⇒ Siga estas dicas para utilizar um bom painel online

Risco e desafios de um Painel Representativo

Além da margem de erro, existem alguns outros desafios presentes como a segurança dos dados, respondentes com informações atualizadas periodicamente, segurança dos dados resultantes da pesquisa, tamanho de painéis disponíveis e diversidade dos mesmos, etc.

Todos estes desafios podem e devem ser calculados e minimizados pelo software que irá oferecer o serviço. Agende uma demonstração e conheça o compromisso que a PAINEL TAP tem em fazer com que seu estudo de mercado forneça as informações necessárias para sua empresa conquistar cada dia mais mercado.

Vantagens ⇒ Quais são elas ao utiliza um painel online


 

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Por trás da Painel Tap está um pessoal apaixonado por dados e geração de insights, que encontra em cada projeto um desafio em buscar a melhor e mais rápida solução para os mais diversos tipos de necessidades e demandas em pesquisas online e investigação de mercado.

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