Dicas para selecionar um fornecedor de dados

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Dicas para selecionar um fornecedor de dados

O que poderia ser mais importante em uma pesquisa de mercado, do que o provedor das informações que serão coletadas?
Um fornecedor de dados de qualidade é o que irá fazer com que seu estudo de mercado tenha resultados verdadeiros e objetivos, que afetarão diretamente na tomada de decisões estratégicas da sua empresa, portanto, é super importante conhecer  o padrão de qualidade ofertado pelo fornecedor de dados que você deseja contratar.

Reunimos as melhores e mais importantes dicas que você deve ter em conta antes de contratar um fornecedor de dados para sua pesquisa online.

Antes, veja aqui como é importante o uso de um painel online para seus projetos de pesquisa


O que é um fornecedor de dados?

O fornecedor de dados é quem recruta participantes para pesquisas e disponibiliza para empresas que necessitam respondentes para seus estudos. No processo de recrutamento e qualificação dos respondentes, o fornecedor de dados deverá criar estratégias de seleção que permitam uma investigação profunda, a fim de garantir que as informações fornecidas pelos candidatos sejam verdadeiras e uteis.

Com tamanha expansão comercial e tecnológica ao longo dos últimos anos, já não é possível obter resultados verdadeiramente importantes analisando estes candidatos somente com dados básicos como demográficos e sociais de forma geral, é preciso realizar uma investigação sobre estilo de vida, gostos, experiências, ideologias, preferências, etc.

Um bom fornecedor conhece seus participantes como a palma da mão e desta forma, saberá fazer a ponte entre você e os respondentes ideais para seu projeto. Porém, para contratar um fornecedor de dados que irá atender todas as especificações necessárias para atingir a qualidade necessária para sua pesquisa ser exitosa, é necessário levar em conta alguns aspectos que iremos te ensinar a seguir.


7 dicas para selecionar um bom fornecedor

Acerte na escolha de um painel online com estas dicas abaixo para obter melhores insights em seus projetos. Tão importante quanto as dicas abaixo, é saber também exatamente qual é seu público alvo para então, começar a selecionar o melhor painel de respondentes disponível.

1. Técnicas de qualificação – Os tipos de características investigadas em relação a quantidade e especificidade de perguntas feitas ao candidato, irão garantir um banco de dados verdadeiramente produtivo, efetivo e individualizado, características realmente fundamentais para um bom fornecedor de dados. Esta etapa irá permitir que, caso você necessite de um público muito específico como jovens de classe baixa que estudaram em colégios particulares na área de marketing e que consomem produtos Apple, por exemplo, o fornecedor de dados tenha estas características processadas e devidamente qualificadas para fornecer este público-alvo específico para sua pesquisa.

2. Controle de qualidade dos dados – É super importante que o fornecedor de dados atualize seu banco de dados periodicamente de acordo com padrões de qualidade pré-estabelecidos. Esta ação irá garantir um banco de dados com informações atualizadas, uma vez que as condições dos respondentes podem mudar frequentemente e estes podem deixar de terem as qualificações necessárias para formarem parte do seu público.

3. Tecnologia – Conheça as ferramentas utilizadas em questão e o quão modernas podem chegar a ser. A tecnologia é importante desde a qualificação dos respondentes, durante a aplicação do estudo, no armazenamento das informações, segurança dos dados, etc. Portanto, certifique-se que seu fornecedor de dados esteja regularizado segundo as normas ISO 20252 (Pesquisa de mercado, opinião e pesquisa social), o que irá garantir que cumpra com os padrões de qualidades necessários em um excelente fornecedor de dados.

4. Vigilância ética dos dados – Outro ponto importante a conhecer do fornecedor de dados são as técnicas e ferramentas utilizadas para garantir a segurança dos dados monitorados. É extremamente importante que a empresa se responsabilize em manter seus dados e os dados dos respondentes sob sigilo de contrato, garantindo que seus dados serão utilizados unicamente por sua empresa.

5. Tamanho do banco de dados – Em muitos casos, tão importante quanto a qualidade do banco de dados é o tamanho do mesmo, uma vez que para muitas empresas com grande volume de mercado, é necessário um grande volume de respondentes para representar proporcionalmente seu público.

Entenda mais sobre como calcular sua amostragem neste artigo

6. Preço – Pagar mais por respostas não garante melhores respostas, mas sim, pode atrair públicos excessivamente interessados em lucro e não tanto em fornecer informações especiais, assim como pode ocasionar em respondentes com múltiplos perfis, desta forma, não selecione um fornecedor de dados somente com base nos valores cobrados, mas sim com boa relação de preço e qualidade de serviço.

7. Dica de ouro – Verifique a qualificação em questão com base nas qualificações dos seus clientes. Analise a página da empresa e leia as avaliações, conheça basicamente sua cartela de clientes e os projetos que a empresa já realizou. Converse com a equipe que irá te apoiar o quanto considerar necessário, até ter certeza de estar apto para escolher o fornecedor de dados correto.

Agora que tens em mãos algumas dicas valiosas, entre em contato conosco para fazermos parte de um projeto juntos e alavancar seu negócio!

 

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Por trás da Painel Tap está um pessoal apaixonado por dados e geração de insights, que encontra em cada projeto um desafio em buscar a melhor e mais rápida solução para os mais diversos tipos de necessidades e demandas em pesquisas online e investigação de mercado.

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