Tipos de consumidores. Conheça os tipos e características

Painel de consumidores

Tipos de consumidores. Conheça os tipos e características

Se conhecimento é poder, você pode imaginar o quanto sua empresa estaria bem posicionada ao conhecer os tipos de consumidores, o que e onde eles consomem?

Uma vez que você conhece seu público, você aprende a identificar seus hábitos e comportamentos de compra, desta forma, você passa a ter poder de influência na decisão de compra da população, através de estratégias e ações direcionadas à eles. Os hábitos de compra da população, frequentemente, vêm influenciados por alguns fatores que se tornam característicos, formando diferentes tipos de consumidores.


Tipos de consumidores em painéis online

O painel online é uma excelente ferramenta que possibilita conhecer melhor os tipos de consumidores e obter informações de hábitos de compra, através de dados disponibilizados diretamente por eles. Nossa intenção é que você aprenda agora, tudo sobre os diferentes tipos de consumidores e suas características, a fim de melhorar a experiência de compra do seu público, fidelizando seus clientes e conquistando uma parcela maior de mercado.

Tudo sobre painel de consumidores e como são importantes para seu negócio


Tipos de consumidores

Listamos abaixo os 5 tipos de consumidores mais importantes que você deve conhecer o comportamento de compra de cada um.

 

 width= Iniciador – O consumidor conhecido como iniciador é a pessoa que tem o primeiro contato com a marca, seja através de uma publicidade, visualizando um produto em uma vitrine ou sendo usado por uma outra pessoa. À primeira vista, o iniciador fará a
associação do produto ou serviço com a marca, e de alguma maneira fará chegar a informação á outras pessoas que poderão ser públicos potenciais.

 

 

 

 width=Influenciador – O tipo de consumidor influenciador pode haver sido também o iniciador, ou não, o que importa é que o influenciador irá receber a informação e irá formar uma opinião que influenciará direta ou indiretamente na decisão de compra do público. Atualmente, ser influenciador se tornou uma profissão, pessoas com acesso a meios de comunicação de massa, usam sua popularidade para influenciar na decisão de compra da população e são remunerados por tal ação.

 

 

 width=Decisor – O decisor, ainda que analisando hábitos de compras atuais não pareça, é o tipo de consumidor que mais poder possui em relação ao ato da compra, já que após todas as informações recebidas, é quem analisará e tomará a decisão final de compra. Este consumidor, antes de tomar a decisão, poderá analisar características como a funcionalidade do produto ou serviço, valores, durabilidade, popularidade e diversas outras características, dependendo do que seja mais importante para ele no momento.

 

 

 width=

Comprador – Nem sempre quem compra é o cliente final. O comprador é quem tem o poder monetário de pagar pelo produto ou serviço. Neste caso, o comprador pode nem sequer ter conhecimento do produto ou de suas características, mas apenas confiar na decisão de compra dos outros tipos de consumidores, que tiveram influência no ato da compra até então. Basicamente, o comprador é quem paga pelo produto, seja ele quem vaia usar ou não.

 

 

 width=Usuário – Este tipo de consumidor pode nem sequer ter participado das etapas anteriores de compra, mas é quem fará uso do produto. Alguns exemplos de consumidores que exclusivamente utilizam o produto sem influenciar na compra são
bebês, por exemplo, ou um estudante que utiliza uma internet na faculdade, mas que nem sequer possui conhecimento da empresa provedora, entre outros inúmeros exemplos.

 

 

Da mesma forma, o usuário poderá ser a pessoa que passou por todas as etapas, sem muitas influências diretas de outras pessoas, como alguém que está passando por uma vitrine e visualiza um produto de estilo e marca nunca visto antes e toma a decisão de compra no mesmo momento.

Veja mais sobre Tipos de Painel online e como aplicar para seu projeto

Todo este processo de compra, depende das características individuais de cada consumidor, que são diversas, ainda que algumas sejam mais populares. Uma estratégia de venda forte e efetiva, pensa sempre em todos os tipos de consumidores, e trabalha cada etapa da estratégia pensando neles, individualmente.


Características dos consumidores

Conhecer as características dos tipos de consumidores irá te ajudar a trabalhar em estratégias e projetos, que te possibilitarão a atingir seu público de forma eficaz e inteligente, garantindo sucesso em todos os seus objetivos comerciais. Cada tipo de consumidor possui características próprias e individuais que influenciarão diretamente em sua decisão de compra.

Consumidor analítico

É o tipo que analisa as características do produto ou serviço em questão e o que de melhor ele irá receber ao adquirir o mesmo. A análise deste tipo de consumidor pode ser baseada em funcionalidade, durabilidade, preço, popularidade, etc.

Consumidor impulsivo

Ao contrário dos tipos de consumidores analíticos, o tipo impulsivo compra por emoção, sem muitos critérios específicos, a não ser a vontade de comprar aquele produto naquele momento. Este consumidor pode ser facilmente atrapado por propagandas ou por influenciadores que são celebridades, uma vez que a ação desperte nele a emoção que gera a compra.

Consumidor oportunista

É o tipo de consumidor que compra por ofertas e promoções, o que inclusive é uma estratégia muito conhecida e usada pela indústria propagandista. Este tipo de consumidor está sempre ligado nas promoções e nos meses de rebaixas, seja por estação, por baixa temporada, etc.

Consumidor ambicioso

São tipos de consumidores que geralmente desejam produtos que não estão em suas realidades financeira, o que não quer dizer que, com organização e planejamento não possam conquistar o produto desejado. O consumidor ambicioso pode ser tornar impulsivo ou oportunista para alcançar seu objetivo, não sem antes, encher o carrinho de uma loja virtual de produtos e não finalizar a compra.

Consumidor habitual

É aquele que sempre dá uma voltinha em lojas e locais preferidos, a fim de encontrar uma boa oportunidade de compra, seja pelo preço ou mesmo por encontrar algo que lês chame atenção. Os consumidores habituais não são necessariamente fiéis á sua marca, mas são potenciais para serem.

Consumidor plural

O consumidor plural está sempre em busca de novidades para provar e comparar. Não é fiel á marcas ou a produtos, mas sim á funcionalidades e ao custo-benefício que o produto ou serviço oferece. Pode ser um influenciador, uma vez que geralmente têm muita bagagem consumida para opinar.

Consumidor fiel

É o tipo de consumidor que todos querem. São fiéis á sua marca e produtos e consequentemente, influenciam e opinam positivamente sobre suas marcas preferidas. O consumidor fiel, geralmente é atrapado por um conjunto de características como custo-benefício, qualidade, popularidade e exclusividade que a marca oferece.

Consumidor fast fashion

Semelhante ao tipo de consumidor compulsivo, o consumidor fast fashion está sempre em busca de produtos que estão na moda no momento, sem analisar valores ou qualidade do produto, que geralmente são usados poucas vezes e são facilmente descartados. Possui uma rotatividade enorme de produtos, por isso não conhecem profundamente nenhuma marca e não são fiéis a nenhuma delas.

Consumidor consciente

Os tipos de consumidores conscientes possuem hábitos de compra contrários ao fast fashion. Este tipo de consumidor analisa diversas características de um produto antes de comprá-lo, como a durabilidade, impacto ambiental, origem do produto, meios de produção e outras características que geralmente possuem impacto direto no planeta. Estes consumidores muitas vezes buscam meios alternativos de compras e fazem parte de uma nova geração de compradores que cada vez mais vêm se tornando parte importante do mercado contemporâneo.

Conheça também sobre o Painel de Shoppers. Tipos de painéis e vantagens

A melhor forma de conhecer profundamente os tipos de consumidores e classifica-los, visando melhorar suas experiências de compra, é através do painel de consumidores, que além de um canal de comunicação direto com seu público, é uma estratégia eficaz e econômica, para usar de maneira definitiva em sua empresa.


 

Necessitando de uma pesquisa com amostras de respondentes? Conte com a Painel Tap.

Por trás da Painel Tap está um pessoal apaixonado por dados e geração de insights, que encontra em cada projeto um desafio em buscar a melhor e mais rápida solução para os mais diversos tipos de necessidades e demandas em pesquisas online e investigação de mercado.

Compartilhe este post