Painel de Shoppers. O que é? Tipos de painéis e vantagens

Painel de consumidores

Painel de Shoppers. O que é? Tipos de painéis e vantagens

É super importante para qualquer marca ou empresa, utilizar um painel de shoppers ativo e atualizado, já que será um canal de comunicação direto com o consumidor e uma fonte de informação exclusiva e atual, que te trará conhecimento de tendências e necessidades para que seu negócio esteja sempre um passo adiante do restante do mercado.


O que é Painel de Shoopers?

O painel de shoppers é uma painel utilizado para estudos de mercado, onde você pode monitorar comportamentos de uma amostra representativa do seu público alvo e analisa estas informações, transformando-as em ações estratégicas para melhorar o desempenho e resultados de sua marca ou empresa. Através do painel de shoppers você irá coletar e analisar estes dados, fornecidos pelos consumidores através de pesquisas e questionários, e utilizá-los em estratégias e insights, seja para aumentar as vendas, conquistar novos mercados, lançar novos produtos, etc.

Painel de consumidores – Entenda o novo método de comunicação direta com seu cliente


Amostra de Painel de Shoopers

Algumas empresas de painel de shoppers possuem centenas de milhares de consumidores, cadastrados para responderem pesquisas para diversas empresas dos mais variados setores do mercado. Todas estas pessoas formam grupos ou amostras, que representam públicos distintos em características demográficas, geográficas, etc. e que também se diferenciam em hábitos de consumo.

Ao contratar um software de painel online, o contratante irá apresentar sua persona ou público alvo e com base nas características do mesmo, será selecionada a amostra que mais representa seu público, para responder seus estudos de mercado. Cada painel de shoppers terá objetivos particulares, que podem ser inúmeros. É importante ter consciência da área que você deseja melhorar em sua empresa, para saber que tipo de painel de shoppers trará as informações mais eficazes para ajuda-lo a alcançar seu objetivo comercial.


Tipos de painel de shoppers / painel de consumidores

De antemão, é importante saber que qualquer objetivo comercial pode resultar em um tipo de painel de shoppers diferente, então, iremos citar alguns dos tipos mais usados dessa metodologia de estudo de mercado. Tipos de painéis online especificamente de shoppers para você ficar por dentro de tudo:

1. Painel de feedback – Este painel está formado por consumidores qualificados, para darem opiniões sobre produtos e serviços, campanhas de marketing, ações comerciais e tudo mais que seja oferecido ao público geral. Em outras palavras, se trata de saber a opinião do consumidor sobre algo, a fim de medir o sucesso ou potencial do mesmo.

2. Painel geral – O painel geral de consumidores se trata de selecionar de forma aleatória, consumidores que já tenham feito uso do produto em questão, sem que necessariamente tenham semelhanças geográficas ou demográficas entre os respondentes. Neste caso, o que interessa mesmo é ter uma opinião direta do produto, não tanto de questões como hábitos de consumo, por exemplo.

3. Painel de embaixadores – O painel de embaixadores é formado por uma espécie de fã clube da marca, pessoas fiéis á uma marca, produto ou serviço, que estão sempre atualizados com os lançamentos e dispostos a dedicar um tempo para contribuírem com suas opiniões, para a melhoria dos produtos e serviços. Você também pode convidar embaixadores de outras marcas para responderem suas pesquisas, desta forma você poderá conhecer as características que os levaram á ser fiéis aos
concorrentes.

4. Painel de insights – O painel de insights ou painel criativo, é formado por uma amostra de pessoas, qualificadas para identificar possíveis falhas e criar soluções para as mesmas, antes mesmo do lançamento do produto ou serviço ao público final. Este painel é super eficaz prévio ao lançamento de campanhas de marketing, assim como para o lançamento de produtos e serviços, já que ajuda a evitar gastos desnecessários de tempo e dinheiro, corrigindo estes erros antes de que saiam ao mercado.

5. Painel de consumidores contínuo – Geralmente, é um tipo de painel que assim como seus respondentes, é contínuo, ou seja, fica aberto por um período indeterminado de tempo, como uma espécie de comunidade online. Este painel de shoppers é ideal para acompanhar as mudanças no comportamento de compra e as características que afetam as intenções de compra do público e também para gerar sempre informações sobre as tendências do mercado.

6. Painel de teste de produtos – É um dos objetivos mais inteligentes e eficazes do uso do painel de shoppers, já que através do painel de testes você tem a oportunidade de corrigir erros de produtos testes, antes da produção em massa e dos produtos serem lançados ao público. Neste tipo de painel de consumidores, você seleciona seu público e distribui amostras do produto ou serviço a ser lançado, uma vez que os respondentes utilizam estes produtos, respondem pesquisas expondo feedbacks construtivos sobre os mesmos. O painel de teste de produtos ajuda a economizar muito dinheiro e evita uma má publicidade de marca, colocando no mercado produtos com sucesso mais garantido.

7. Painel de avaliação de anúncios – Semelhante ao painel de teste de produtos, o painel de avaliação de anúncios seleciona uma amostra do público e lês apresentam campanhas de marketing e anúncios, antes do lançamento ao público, a fim de avaliar o impacto que a ação produzirá no público e o quanto poderá afetar a intenção de compra do mesmo. Através do feedback dos respondentes, você poderá fazer os ajustes necessários e ter insights para melhorar o impacto da campanha e alcançar seus objetivos comerciais.

Como utilizar painéis de pesquisas para empresas?


Vantagens de utilizar painel de shoppers

Utilizar painéis de consumidores é a estratégia mais eficaz para potencializar resultados, alcançar objetivos comerciais e conhecer tendencias do mercado, além de te manter em contato com seu público, a fim de conhecer seus desejos e necessidades e ajudar na captação de novos públicos. O painel de shoppers pode e deve ser utilizado antes de qualquer grande investimento ou lançamento, pois ajudará a garantir sucesso e retorno financeiro em seu projeto. Além de todas as vantagens mostradas até aqui, um painel de shoppers eficaz irá proporcionar ao seu negócio:

  • Conhecimento pleno e atual do mercado

  • Conhecimento de hábitos de consumo do público

  • Antecipação de possíveis falhas

  • Correção de problemas sem prejuízos

  • Conhecimento de tendências do mercado

  • Insights para campanhas de marketing mais assertivas

  • Fácil acesso ao seu público

  • Comunicação direta com seus clientes

  • Captação de novos clientes

Certeza que você irá se interessar por isso também: Painel BR online e as vantagens de uma comunicação direta com o cliente


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Por trás da Painel Tap está um pessoal apaixonado por dados e geração de insights, que encontra em cada projeto um desafio em buscar a melhor e mais rápida solução para os mais diversos tipos de necessidades e demandas em pesquisas online e investigação de mercado.

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