Dentro dos objetivos de um Painel de investigação online, também estão os objetivos comerciais e metas empresariais, que muitas vezes são possibilitados por dados obtidos também através de painéis de investigação online. Contudo, para implantar esta estratégia de estudo de mercado com êxito em sua empresa é preciso conhecer um pouco mais das características e tipos de painel de investigação de mercado.
O que é painel de investigação online?
Painel de investigação online é uma ferramenta para estudo de mercado que se demonstra super prática e eficaz a cada dia.
Através do painel de investigação de mercado, as empresas têm o poder de conhecer melhor seus clientes, suas expectativas, opiniões, necessidades, hábitos e outras características importantes para um bom relacionamento entre empresa e cliente, tudo isso através de uma comunicação direta proporcionada pelos painéis online.
Conheça outros fatores importantes sobre pesquisa de mercado
Tipos de painel de investigação online
Abaixo um breve resumo de 5 maneiras distintas para coletar insights de painéis de investigação online.
1) Comunidade online
Para entender melhor as comunidades online, imagina um grupo de pessoas conectadas, que trocam informações constantemente a respeito de determinada marca, produto, serviço ou conteúdo e estão sempre dispostos a contribuir com opiniões e informações relevantes, em prol da melhoria do produto ou marca em questão. Através da comunidade online as empresas têm o poder de realizar:
- Pesquisas
- Enquetes
- Foruns e idéias de grupo
- Testes de produtos ou serviços
- Chats
- Vídeo conferencias
Em contrapartida, as empresas oferecem recompensas aos participantes das comunidades online, que podem vir de diversas formas como pontos para usar em aquisições da marca, cartão presente, produtos, ingressos para algum evento, etc.
2) Painel de investigação online B2B
O painel B2B tem como público pessoas que são profissionais ou especialistas em determinada área, podem ser empresários, executivos ou gerentes de determinado ramo, que disponham de tempo e dedicação, para contribuírem com seus conhecimentos e experiências em prol da evolução de produtos e serviços ofertados. Este tipo de painel B2B é muito importante, uma vez que as informações obtidas não se trata de opiniões, mas sim de opiniões acompanhadas de conhecimento e experiência.
Portanto, com o painel B2B, na maioria das vezes os dados coletados possuem um grau de informações relevantes superiores maioria dos outros tipos de painel de investigação online, uma vez que os dados proveem de profissionais do mercado. De igual maneira, através deste público composto por empresários e executivos, é possível gerar uma comunicação direta com outras empresas ou prestadores de serviços, ampliando conhecimentos e visões de negócios, concorrências, público, mercado, etc.
3) Painel de investigação online B2C
O painel de investigação online B2C é o mais popular atualmente, devido a que é o painel que possibilita uma relação direta entre a marca e o público-alvo. O painel B2C também é querido entre as empresas porque é funcional para os mais diversos objetivos de pesquisa. Com o painel online B2C as empresas obtêm dados que possibilitam conhecer melhor seu público, suas necessidades, desejos, tendências de mercado e inclusive informações sobre os concorrentes.
Também através do painel B2C é possível prever ameaças e se adiantar à possíveis riscos, assim como investigar a possível demanda e aceitação de uma nova linha de produtos, por exemplo. Outro objetivo do painel B2C é testar produtos, medir aceitação e influência das campanhas de marketing e promoções da empresa, obter feedbacks e ideias para novas campanhas e lançamentos.
4) Painel de especialista
O painel de especialista, bem como o nome já diz, tem como foco obter opiniões de especialistas expertos ou técnicos no tema específico em questão. Diferente do painel B2C, o painel de especialistas não exige que o público seja profissional do ramo,
mas sim que sejam pessoas aptas e qualificadas para expor com propriedade e conhecimento opiniões sobre a qualidade, procedência, visão e outras diversas características provenientes de um produto ou serviço.
Se você busca conhecer a aceitação e opinião sobre um projeto de um restaurante mexicano que estará localizado na rua Oscar Freire, por exemplo, você pode convidar pessoas que trabalham nos estabelecimentos locais para conhecerem seu restaurante e opinarem sobre a demanda e aceitação do projeto, por exemplo, uma vez que estas pessoas estão familiarizadas com o público local e conhecem suas necessidades, hábitos e exigências.
5) Painel geral
Se trata de um painel de investigação online que abrange os mais diversos públicos, com base apenas em informações demográficas e socioeconômicas, geralmente. Este tipo de painel é ideal para empresas conhecerem os tipos de consumidores presentes no mercado, onde habitam, seus poderes aquisitivos, profissões, etc.
Temos um conteúdo informativo que explica detalhadamente sobre cada tipo de consumidor
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