Painel Online – o que é e tipos de painéis

Painel Online

Painel Online – o que é e tipos de painéis

O uso de um painel online se demonstra cada dia mais eficaz e vem sendo implementado por empresas com o objetivo de conhecer melhor seu público, suas opiniões, interesses e necessidades. Neste artigo você irá saber tudo sobre este método de pesquisa de mercado e também irá aprender como atrair o público correto (amostragem) para seu projeto.

Antes de seguir, que tal também ver nosso glossário de pesquisa de mercado?


Painel Online: O que é?

Painel online é um método de pesquisa de mercado composto por um grupo de pessoas que são selecionadas de acordo com seu perfil previamente cadastrado com a finalidade de estreitar a comunicação e criar soluções mais assertivas para as necessidades do público alvo. Partindo do princípio de que um bom grupo de participantes é imprescindível para um resultado eficaz e satisfatório do painel online, é muito importante criar um método seletivo que contemple as informações necessárias para conhecer seu grupo e assegurar que este é seu público visado.

Após formada sua comunidade online é hora de começar a coletar dados e opiniões mais específicas do seu público, dos respondentes de pesquisas online. O método de pesquisa que será desenvolvido deve ser definido antes de selecionar seu público, assim como a classe de perguntas que serão feitas. Uma vez estruturado seu painel online, aí então será hora de fazer as perguntas, mas primeiro, aprendamos um pouco mais sobre os tipos de painéis online.

Veja alguns tipos de pesquisas para usar em painéis online


Tipos de painéis online

Existem vários tipos de painéis online, cada um com seu propósito específico e funcionalidades. Aqui estão alguns exemplos:

Painel B2C

É o mais comum e se trata de pesquisa de mercado direcionada para o consumidor final e pode ter inúmeras finalidades distintas como coletar dados para o desenvolvimento/lançamento de um produto, feedback sobre algo já lançado, opinião sobre mudanças nos produtos, etc.

Painel B2B

É um painel direcionado para o ramo empresarial e é super importante para tomada de decisões aceitáveis e propostas assertivas dentro das organizações. Este tipo de painel online é usado para medir o nível de satisfação entre os colaboradores, implantar melhorias na equipe, entender o comportamento da equipe em determinadas situações, entre outras análises.

Painel Populacional Geral

Este painel online utiliza como público, participantes que refletem a composição demográfica real da região em questão. Através desta amostra de público o entrevistador terá um senso comum com o qual poderá traçar estratégias e conhecer melhor seu perfil de público alvo, como pensam e o que os motivam.

Painel de Consumidores Classe A

Os consumidores classe A possuem um perfil muito diferenciado de todas as outras classes. Mas, com a ajuda de estudos e investigações através de painel de consumidores classe A é possível descobrir as estratégias das empresas que já possuem este público na palma da mão.

Painel de Consumidores Classe B

É correto afirmar que os consumidores da classe B no Brasil possui um bom poder aquisitivo, a ponto de priorizar a qualidade de um produto ou serviço ao invés do preço, bem como incluir em seu estilo de vida diversos produtos e serviços considerados não essenciais. Mas, falando em números reais, quem realmente representa a classe B brasileira e qual a porcentagem significativa desse mercado?

Painel de Consumidores Classe C

A classe C brasileira, também conhecida como classe média, foi apontada por anos consecutivos como a classe que mais consome no país. Programas, publicidade, estabelecimentos, serviços, facilidades e outros setores comerciais estão empenhados na missão de fazer estes consumidores comprarem mais e mais.

Painel de Especialista

Com um público muito mais pré-determinado, este tipo de painel online busca indivíduos que sejam especialistas e/ou trabalhem com áreas específicas de acordo com o tema em questão. Neste tipo de comunidade online você poderá trabalhar com perguntas mais específicas e obter respostas mais precisas e diretas. Exemplo: Painel Online de consumidores de café.

Painel de Consumo

Um painel de consumo de amostras online é uma plataforma ou sistema que permite coletar informações sobre os hábitos de consumo de um determinado público-alvo por meio de pesquisas online. Esse tipo de painel é composto por uma base de participantes pré-selecionados que concordam em responder a questionários ou participar de estudos de mercado.

Painel de consumidores PETs

O Brasil está no ranking de um dos países com maior número de PETs por lar e é o 2° país que mais investe e consome produtos e serviços PET em todo o mundo, e eficientemente o setor vem conquistando um crescimento significativo e se tornando uma das maiores áreas de oportunidades no comercio brasileiro atualmente. Esse é entre outros vários motivos do porque uma empresa deve investir em uma amostra de consumidores PET.

Painel de tomadores de decisão

Os tomadores de decisões desempenham papéis cruciais em diversas organizações, e eles podem ser classificados em diferentes tipos com base nas responsabilidades e na natureza das decisões que tomam. Entender esses diferentes tipos de tomadores de decisões é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de abordagem e comunicação, adaptando-as às necessidades específicas de cada grupo dentro e fora da organização.

Como definir e calcular uma amostragem? Veja


 width=Como elaborar perguntas para painel online?

Uma vez que você já tenha seus respondentes determinados é hora de criar as perguntas que serão respondidas por eles e primeiramente, para obter respostas mais inteligentes e diretas, o que é super importante para não trabalhar com suposições, é criar perguntas estratégicas que despertem o interesse dos respondentes em serem detalhistas e sinceros em suas respostas.  Para isso, é preciso conhecer bem o produto em questão e também seu público. Como material de estudo para elaboração destas perguntas você pode analisar pesquisas anteriores já existentes, assim como opiniões do público, reclamações, etc.

Existem duas classes mais comuns de pesquisas que vão justamente definir o tipo de perguntas que serão trabalhadas no seu painel online, as perguntas qualitativas e as perguntas quantitativas.

  • As perguntas quantitativas são aquelas que têm como objetivo principal coletar dados demográficos e se utiliza de perguntas fechadas que geralmente não exigem muito tempo de resposta.
  • As perguntas qualitativas se preocupam mais em conhecer em profundidade que fatores influenciam na resposta positiva ou negativa em relação ao produto ou serviço em questão.

Painel BR online. Vantagens de uma comunicação direta com o cliente

Salvo algumas situações, como por exemplo, pesquisas demográficas ou de mapeamento, as perguntas fechadas acabam sendo limitadas se seu objetivo é conhecer melhor como pensa seu público, portanto, se este é seu objetivo vale criar perguntas abertas que exigem respostas detalhadas e específicas, que irão facilitar a análise das respostas e evitarão suposições arriscadas. Também é válido mesclar as duas classes de perguntas caso pareça válido para seu objetivo final.

Outro ponto importante na elaboração dos questionários é o tempo de duração da pesquisa e existem diversas formas de medir esta duração, seja através da quantidade de perguntas ou através da suposição do tempo das respostas. Por exemplo, você pode definir que sua pesquisa terá duração de 1 hora se baseando na quantidade de perguntas ou se baseando no tempo determinado de cada resposta. Uma pesquisa online com 20 perguntas de nível fácil pode ter a mesma duração que uma pesquisa com 10 perguntas mais específicas e complexas.

O mais importante na hora de formular as perguntas é conhecer bem o objetivo do estudo em questão e conhecer os problemas e/ou objetivos que desejam solucionar através da pesquisa.

Contratar painel online – Dicas e Vantagens


Como entrar em contato com seu público através de um Painel Online?

Não basta somente determinar seu público alvo, ou seja, a amostra da pesquisa, é preciso encontrar, atrair e captar as pessoas que farão parte do seu estudo. Atualmente, existem empresas especializadas em facilitar este processo para você. Através de softwares de respondentes estas empresas captam seu público alvo e vão além de “arrastar” pessoas que esteja dentro do mesmo, estas empresas colocam em suas mãos pessoas que cumprem com o perfil e tão importante quanto, pessoas que se interessam em respondem estas perguntas.

Trabalhar com a facilidade de um software de painel online, além de tornar seu estudo mais profissional, também te ajuda na hora de analisar os dados obtidos na pesquisa. Existem casos em que o entrevistador oferece recompensas para que os respondentes participem e outras vezes em que a recompensa será apenas disponibilizar uns minutos do seu tempo para contribuir com sua opinião. Independentemente do método de captação é muito importante criar um ambiente em que as respostas sejam sempre espontâneas e sinceras e que o público seja realmente alvo do produto/serviço em questão, caso contrário as medidas implantadas poderão não atingir os resultados desejados.

Tipos de painel online: Saiba qual aplicar em seu negócio


Analise de dados de um painel online

Agora que já temos a pesquisa devidamente estruturada com as perguntas e o público perfeitamente selecionados e após aplicar a pesquisa com a ajuda do software de pesquisa online é hora de analisar os dados, o que para muitos é a parte mais empolgante. Definitivamente a melhor e mais prática opção é utilizar um software de analise de dados para analisar suas respostas. Na análise de dados você poderá conhecer as necessidades e expectativas do seu público e então formular as melhores estratégias para satisfaze-los.

Através da análise de dados podemos ir mais profundo nos estudos e descobrir tendências, analisar a concorrência, traçar estratégias de marketing e direcionamento de campanhas e mais uma infinidade de informações que farão você conhecer mais seu público e se adiantar às suas necessidades e desejos.

Se seu painel online foi elaborado exclusivamente com perguntas quantitativas, a coleta de dados será instantânea e a análise destas informações será provavelmente muito mais rápida. Se seu painel online está feito com perguntas qualitativas ou uma mescla dos dois, o estudo dos resultados precisará ser analisado de forma mais manual e detalhada, já que cada resposta será pessoal e pode conter novas informações.

Painel de consumidores: método de comunicação direta com seu target


Aplicação de estratégias em um Painel Online

Contar com o apoio de profissionais é o melhor caminho para ter sucesso em todas as etapas do seu painel online. Utilizar um software de pesquisa online irá te ajudar em todas as etapas como na elaboração das perguntas corretas, captação de respondentes, aplicação da pesquisa, coleta de dados e análise de resultados.

Uma vez que já temos nossos dados e já analisamos os resultados é hora de traçar estratégias. Junto com sua equipe, crie ambientes favoráveis que desperte a liberdade de cada colaborador expressar sua criatividade e colocar seus conhecimentos prévios na elaboração destas estratégias. Faça brainstorm, coloque músicas e objetos favoráveis e faça uma introdução especial com sua equipe expondo o quanto esta etapa é importante e como este processo fará tudo ter valido a pena.

O painel online é um método super eficaz de conhecer seu público, suas necessidades e expectativas, como já dito neste texto, e através desse estudo você obterá respostas diretas do seu público direto e terá em mãos uma ferramenta super importante de coleta e análise de informações que deverá estar presente durante toda a vida do seu produto, empresa, etc.

Como montar uma pesquisa eficiente em painéis online


 

Necessitando de uma pesquisa com amostras em um painel online? Conte com a Painel TAP.

Por trás da Painel TAP está um pessoal apaixonado por dados e geração de insights, que encontra em cada projeto um desafio em buscar a melhor e mais rápida solução para os mais diversos tipos de necessidades e demandas em pesquisas online e investigação de mercado.

 

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