Tipos de painel online. Saiba qual aplicar em seu negócio

Tipos de painel online

Tipos de painel online. Saiba qual aplicar em seu negócio

Já sabemos o quanto o painel online é importante no mercado atual, mas antes de mais nada, é importante conhecer os tipos de painel online e o que cada um pode fazer pelo seu negócio.

Os painéis online são ferramentas fundamentais na construção de marca e consolidação de qualquer empresa, produto ou serviço no mercado. Além disso, realizar pesquisas online proporciona incontáveis benefícios e vantagens para seu negócio e facilita sua vida profissional de uma forma inimaginável.

O painel online se trata de pesquisas online que contam com um grau de eficiência muito alto e com baixa porcentagem de investimento de tempo e dinheiro em relação a outros tipos de pesquisas de mercado. Iremos entender melhor sobre os tipos de painel online mais usados atualmente, mas primeiramente, vamos recapitular as principais vantagens de realizar um painel online em seu negócio.

Neste artigo você encontra conteúdo sobre as vantagens do painel online de forma mais completa e detalhada. 


O que é painel online?

Um painel online pode ser definido por um grupo de pessoas ao qual aceitam em responder uma séria de pesquisas de mercado, afim de contribuir com suas opiniões e idéias. Essa audiência como também é chamada, pode participar ainda de grupos de discussão, entrevistas em profundidade ou fórums online, dentro de ambiente virtual, como uma comunidade online por exemplo.

Vale lembrar que esse grupo de pessoas precisa estar previamente cadastrada e validada para que um painel online possa extrair das mesmas idéias e respostas verdadeiras e honestas para não comprometer nenhum projeto que depende de uma feedback real e transparente a respeito do tema em questão.

Respondentes para pesquisa de mercado. Lista de alguns perfis e como utiliza-los.


Características e finalidades

Aqui estão algumas características e finalidades comuns dos painéis online de respondentes:

  1. Diversidade: Os painéis geralmente são compostos por indivíduos de diferentes perfis demográficos, como idade, gênero, localização geográfica, nível de escolaridade e interesses, para garantir a representatividade da amostra.
  2. Facilidade de acesso: Os membros do painel podem responder a pesquisas e questionários a partir de seus próprios dispositivos conectados à internet, tornando o processo conveniente e acessível.
  3. Pesquisas de mercado: Empresas usam esses painéis para coletar dados sobre produtos, serviços e tendências do mercado. Isso ajuda no desenvolvimento de estratégias de marketing e tomada de decisões comerciais.
  4. Pesquisas acadêmicas: Pesquisadores acadêmicos podem usar painéis de respondentes para conduzir estudos científicos e obter informações para suas pesquisas.
  5. Feedback do consumidor: Empresas também podem utilizar painéis para coletar feedback de consumidores sobre produtos ou serviços específicos.
  6. Opinião pública: Painéis podem ser usados para medir a opinião pública sobre questões políticas, sociais ou ambientais.
  7. Testes de produtos: Algumas empresas oferecem produtos ou serviços para teste aos membros do painel antes de lançá-los no mercado, obtendo assim feedback valioso.
  8. Compensação: Geralmente, os membros do painel recebem alguma forma de compensação, como dinheiro, vale-presente, pontos que podem ser trocados por recompensas ou doações para instituições de caridade, em troca de sua participação nas pesquisas.

É importante notar que a qualidade dos dados coletados em um painel de respondentes depende da representatividade da amostra e da honestidade dos participantes. Portanto, as organizações que utilizam painéis de respondentes devem cuidar para que os membros sejam selecionados de forma adequada e para que as pesquisas sejam projetadas de maneira rigorosa.

Como montar uma pesquisa eficiente em painéis online


Principais vantagens do painel online

A utilização de um painel online de respondentes trás inúmeros benefícios para o gestor da pesquisa, tais como:

1. Praticidade – é muito prático entrar em contato com um provedor de painéis online e realizar um estudo de mercado. Basta seguir alguns passos. Resumidamente é assim que funciona:

  • Envio do target e público alvo a ser entrevistado. Disponibilizar para o gestor do painel online informações como: Quantidade de respostas pretendida, genero, idade, classe social, tempo de pesquisa, etc.
  • Construção do questionário a ser enviado ao público alvo (ao qual também pode ser realizado pelo provedor do painel online)
  • Aprovação final antes de começar o campo (campo é a maneira em que se referimos quando os projetos vão para o ar. Quando as coletas das respostas iniciam com o público alvo)
  • Coleta de 10% da amostra para prévias análises (soft-launch)
  • Estando tudo ok, coleta final do restante da amostra.
  • Entrega dos dados para análise final e insights.

2. Baixo custo – O custo em utilizar um painel online chega a ser 80% mais econômico do que utilizar focus-group online ou entrevistas face to face. Isso porque o uso de um painel online acontece 100% em um ambiente virtual sem que se tenha despesas como deslocamentos, aluguéis de salas para reuniões, contratação de terceiros para aplicação de pesquisas, etc.

3. Respondentes qualificados – Os entrevistados de um painel online devem ser previamente qualificados e verificados para garantir a veracidade das informações coletadas e assim atender fielmente a expectativa do projeto. Um excelente e seguro painel online para cadastrar-se e se qualificado a ganhar dinheiro respondendo pesquisas online é o da Opina TAP.

4. Alta porcentagem de respostas – Por trabalhar em um ambiente online, barreiras geográficas e demográficas são facilmente superadas e a coleta das informações se tornam mais rápidas e abrangentes.

5. Estética personalizável – É possível criar mecanismos que criam um maior engajamento dos entrevistados para que se sintam confortáveis em responder pesquisas por um longo período de tempo sem gerar um certo tédio com a dinámica.

6. Comodidade para os respondentes – Pense que simplesmente os respondentes podem contribuir com as suas opiniões onde e quando eles queiram, através de dispositivos móveis ou de seus computadores.

7. Resultados disponíveis instantaneamente – Com o dashboard compartilhado, o gestor do projeto poderá acompanhar em tempo real a coleta de dados dentro do painel online.

8. Alto grau de eficiência nos resultados – De acordo com um número grande de filtros que se pode aplicar dentro dos painéis de respondentes, a eficiência das coletas é gigante, sendo possível a conclusão de um projeto considerado complexo, em menos de uma semana.

Clique e entre em contato para um orçamento de projeto!


Tipos de painel online

B2C – Um dos tipos de painel online é painel B2C, o mais utilizado porque é o painel de respondentes responsável por entrevistar o consumidor final, criando uma relação direta entre a marca e o público alvo. O painel B2C é usado para os mais diversos tipos de negócios e também para os mais variados tipos de finalidades. Através do tipo de painel online B2C você pode obter dados que te permitem conhecer melhor seu público e se adiantar a tendências e necessidades do mercado, bem como para o desenvolvimento de uma nova linha de produtos, juntamente com um feedback sobre um produto já disponível no mercado.

Seja ele utilizado para uma estratégia mais simples ou mais complexa, o painel online B2C se trata de você conversando diretamente com seu público com o intuito de obter respostas e sugestões que melhorem seu produto ou serviço, a fim de oferecer e satisfazer as necessidades e desejos do seu público.

B2B – Para muitos, o tipo de painel online mais desafiador e complexo de todos. O painel B2B se trata de um painel voltado para empresários, executivos e profissionais dispostos a dedicarem um pouquinho do seu precioso tempo para fornecer respostas que irão contribuir para a melhoria de um produto ou serviço final.

No painel B2B você pode alcançar respostas com um grau de assertividade ainda melhor que nos outros tipos de painel, já que os painelistas são todos profissionais e entendem a importância do painel online a curto e longo prazo. Através do público composto por empresários e executivos, você fala diretamente com outras empresas ou prestadores de serviços, como também obtém uma visão mais ampla dos negócios, concorrências, público, etc.

Painel de Opinião Política: Painéis de respondentes focados em questões políticas reúnem indivíduos interessados em discutir e opinar sobre temas políticos, eleições, políticas públicas e outras questões relacionadas ao governo e à política.

Painel de Saúde: Esses painéis concentram-se em questões de saúde e bem-estar. Pesquisadores e empresas da área de saúde utilizam esses painéis para coletar informações sobre condições médicas, tratamentos, hábitos alimentares, atividades físicas e outros aspectos relacionados à saúde.

Painel de Estudos de Mercado: Painéis voltados para estudos de mercado reúnem respondentes com interesses variados, dependendo das necessidades da pesquisa. Eles podem ser personalizados para atender a diferentes setores e nichos de mercado.

Painel de Pesquisa Acadêmica: Universidades e pesquisadores acadêmicos muitas vezes criam painéis online para recrutar participantes em seus estudos e pesquisas acadêmicas em diversas disciplinas, como psicologia, sociologia, economia e muito mais.

Painel de Testes de Produtos: Empresas que desejam testar novos produtos ou serviços frequentemente utilizam painéis de respondentes para recrutar pessoas dispostas a experimentar e fornecer feedback sobre esses produtos.

Painel de Mídia e Entretenimento: Empresas de mídia, como redes de televisão e estúdios de cinema, podem criar painéis para entender o comportamento do público em relação à programação de TV, filmes, música e entretenimento em geral.

Painel de Viagens e Turismo: Empresas relacionadas a viagens e turismo podem usar esses painéis para coletar informações sobre destinos preferidos, experiências de viagem, reservas e outros aspectos do setor.

Painel de Tecnologia: Empresas de tecnologia podem criar painéis para entender as preferências dos consumidores em relação a dispositivos eletrônicos, software, aplicativos e outras tecnologias.

Painel de Recursos Humanos: Organizações de RH podem criar painéis para coletar informações de funcionários ou candidatos sobre satisfação no trabalho, cultura da empresa, processos de recrutamento e desenvolvimento de carreira.

Painel populacional geral – Se por um lado o tipo de painel online populacional geral é menos complexo que os outros, também pode ser maior quando o tema se trata de número de respondentes. Neste tipo de painel online os respondentes devem atender o perfil requerido de acordo com os dados demográficos solicitados em questão. Talvez o maior diferencial deste painel seja sua finalidade principal, que tem como objetivo, na maioria das vezes, selecionar público para participarem de estudos e provas de produtos ou serviços em questão.

Painel de especialista – Tal qual o tipo de painel B2B, este tipo de painel online busca opiniões profissionais, mas, por outro lado, sua intenção não é somente conhecer a opinião de executivos, mas sim de profissionais especializados no tema em questão. Por exemplo, se você deseja criar um painel online sobre um tênis para academia, seus painelistas poderiam ser atletas, corredores, treinadores, etc.

Esses são apenas alguns exemplos de tipos de painéis online de respondentes, e muitos outros podem ser personalizados para atender a necessidades específicas de pesquisa, dependendo da indústria e dos objetivos da pesquisa. O tipo de painel escolhido dependerá da natureza da pesquisa e do público-alvo que se deseja alcançar.

A importância de ter um público diversificado em pesquisas LGBT+


Estratégias para escolher o melhor tipo de painel

√ Contrate um excelente fornecedor de painel online (amostra de respondentes)

Este pode ser sim o passo principal para escolher o tipo de painel online que se enquadra melhor às suas necessidades no momento.  Ter suporte profissional te ajuda a entender melhor suas prioridades e necessidades e a analisar dentre as características de cada tipo de pesquisa, qual melhor abrange e trará resultados mais eficazes para seu projeto.

√ Conheça bem seu público

Tão importante quanto ter um software de painel online inteligente e completo é conhecer seu público. Fazer as perguntas para as pessoas certas é tão importante quanto elaborar as perguntas corretamente. Se você não fizer as perguntas certas para seu público, não obterá resultados satisfatórios ou eficazes, mas se você fizer as perguntas certas para o público equivocado, pior ainda seria a efetividade da sua pesquisa. Portanto, conheça seu público e certifique-se de motivá-los para que contribuam com maior interesse e compensação na sua pesquisa.

√ Estude bem e entenda com segurança as diferenças entre cada

Acima de tudo, é importante que você entenda o conceito e estratégias de cada tipo de pesquisa para que a análise de dados corresponda exatamente ao que você perguntou.

Cada tipo de pesquisa online possui semelhanças, porém muitas diferenças entre si, principalmente na entrega dos resultados finais, o que impacta diretamente na elaboração de estratégias e prática das mesmas. Em cada etapa do seu negócio você poderá selecionar de forma inteligente e estratégica o tipo de painel que vem de encontro ao que você deseja responder neste momento.

Pesquisa de Marca – Objetivos – Cases de sucesso – Marca Barbie e como fazer?


Necessitando de uma pesquisa com amostras de respondentes? Conte com a Painel TAP.

Por trás da Painel TAP está um pessoal apaixonado por dados e geração de insights, que encontra em cada projeto um desafio em buscar a melhor e mais rápida solução para os mais diversos tipos de necessidades e demandas em pesquisas online e investigação de mercado.

Compartilhe este post