Painel de consumidores classe C. Veja os benefícios.

Painel de consumidores

Painel de consumidores classe C. Veja os benefícios.

A classe C brasileira, também conhecida como classe média, foi apontada por anos consecutivos como a classe que mais consome no país. Programas, publicidade, estabelecimentos, serviços, facilidades e outros setores comerciais estão empenhados na missão de fazer estes consumidores comprarem mais e mais. Por esta mesma razão, empresas investem diariamente em painel de consumidores classe C, para entender melhor os hábitos de consumo deste público importantíssimo e atender da melhor forma as necessidades e demandas da classe mais consumidora do Brasil.

Saiba mais sobre tipos de consumidores e o que cada um representa no mercado brasileiro


Quem são os consumidores classe C?

Para entender melhor as características e hábitos de consumo da classe média brasileira, é importante ter em conta quem são as pessoas que representam esta classe e qual a importância dela em números e poder econômico.

As classes econômicas no Brasil atualmente estão classificadas como:

  • Classe A: 2,8% da população brasileira (renda mensal domiciliar superior a R$ 22 mil)
  • Classe B: 13,2% da população brasileira (renda mensal domiciliar entre R$ 7,1 mil e R$ 22 mil)
  • Classe C: 33,3% da população brasileira (renda mensal domiciliar entre R$ 2,9 mil e R$ 7,1 mil)
  • Classes D/E: 50,7% da população brasileira (renda mensal domiciliar até R$ 2,9 mil)

Definitivamente, levando em conta o tamanho populacional juntamente com o poder de compra, a classe C é o público que mais movimenta o mercado brasileiro. Uma vez que representa 1 terço da população brasileira ao mesmo tempo que possui poder de compra para ir além do básico, a classe C está em todos os mercados, desde mais básico como supermercados e comércios populares até um setor mais exclusivo como de viagens, investimentos e setor de beleza.

Importância

O painel de consumidores é o canal de comunicação mais importante entre empresa e clientes. Através do painel de consumidores classe C empresas conhecem as necessidades, desejos e os hábitos de consumo da classe, desta forma, se preparam para atrair, conquistar e fidelizar este mercado tão importante e promissor. Através de painel de consumidores classe C, foi possível descobrir o fato de que nesta classe existe um desejo de posse que as vezes ultrapassa as possibilidades financeiras imediatas, por isso nesta classe se consome através de financiamento. As empresas desde então se atentaram a oportunidade de trabalharem através de financiamentos, por isso muitas empresas voltadas para este público, estrategicamente evidenciam muito mais as pequenas parcelas de um produto, do que seu valor real.

Por hábitos e comportamentos que levam a classe C a viver relativamente confortável ao mesmo tempo que financeiramente vivem com a economia ao limite ou comprometida, geralmente a classe média brasileira é a classe mais afetada economicamente quando se inicia uma crise econômica. Por mais que a classe média brasileira atualmente precise se recuperar e voltar a elevar seu poder de compra, ela ainda representa a maior parte do mercado no país e não pretende parar de consumir. Cabe às empresas criarem formas de atingir e conquistar este público que neste momento está mais responsável e também mais exigente. Neste desafio, nada mais perfeito para uma empresa que o painel de consumidores classe C que a PAINEL TAP tem o poder de disponibilizar para sua empresa.

Saiba mais sobre os benefícios e funcionalidades do painel de consumidores


Benefícios

Aqui 5 importantes benefícios ao usar um painel online de consumidores da classe C.

1) Descobrir hábitos e comportamentos de consumo da classe C

Conhecer os hábitos e comportamentos de compra do seu público é essencial para qualquer etapa da sua empresa. Saber o que seu público alvo compra, como compram, onde buscam, o que os levam a comprar e outros hábitos, permite otimizar produtos e serviços e criar outras linhas exclusivas para atender estas necessidades. O painel de consumidores classe C também é imprescindível na criação de campanhas de vendas. Os dados obtidos através de pesquisas contribuem na produção de conteúdo que resultam em estratégias capazes de atraírem exitosamente o público alvo.

2) Estudar ameaças e oportunidades comerciais

Em uma era de constante evolução tecnológica e de consumo, estar em comunicação constante com seu público é importante para identificar novas áreas de oportunidade e áreas que estão ameaçadas com estas mudanças. Estas informações são super uteis para a criação de novos investimentos, pois permite o foco em áreas com previsões mais prósperas para a classe C.

3) Conhecer os desejos e necessidades da classe C

Uma vez que a classe média tem seu poder de compra elevado, é notável que o grau de exigência também sobe. Desta forma, as empresas se veem na obrigação de elevar seu nível de prestação de serviço e a qualidade dos produtos oferecidos a este público. Partindo do contexto que a classe média começa a ter poder aquisitivo para viajar de avião, as companhias aéreas precisam incluir em sua estrutura, um tipo de produto, serviço e atendimento voltado para este público de forma diferenciada. É muito comum empresas utilizarem o painel de consumidores classe C para se inovarem e reinventarem quando outras classes já deixam de ser as únicas importantes.

4) Obter insights de campanhas e novos produtos e serviços voltados para classe C

Perguntar direto para a fonte é o caminho para a efetividade de um lançamento. Obter um feedback sincero sobre a aceitação de um produto ou serviço faz com que muitas empresas escapem de lançamentos desastrosos. O painel de consumidores classe C serve para obter ideias, construir estratégias e produzir soluções para as necessidades do público. Através do painel de consumidores classe C empresas captam insights para as campanhas de maiores sucesso e retorno financeiro, já que desenvolvem ideias, fornecidas pelo próprio público, do que seria ideal para eles.

5) Saber diferenciar cada classe social e as estratégias comerciais que funcionam com cada uma

As técnicas que funcionam para a classe A ou para a classe D, evidentemente não serão as mesmas que funcionarão para a classe C. Isso acontece devido a que cada classe social possui estilos de vida, hábitos de consumo e poder aquisitivo diferentes e por isso são atraídas por características distintas. O painel de consumidores classe C ajuda a evidenciar os diferenciais desta classe média e entender quais técnicas funcionam para atrair e fidelizar este público e quais técnicas seriam um fracasso neste meio. O painel de consumidores classe C pode e deve ser usado em todos os negócios, já que se trata de uma classe com muitas expectativas de ascensão.


Necessitando de uma pesquisa com amostras de respondentes? Conte com a Painel Tap.

Por trás da Painel Tap está um pessoal apaixonado por dados e geração de insights, que encontra em cada projeto um desafio em buscar a melhor e mais rápida solução para os mais diversos tipos de necessidades e demandas em pesquisas online e investigação de mercado.

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