Todas as vezes que se fala em pessoas ricas, imediatamente surge em nossa mente um cenário onde se pode realizar gastos descontrolados sem muitas consequências desastrosas, tal o poder de compra associado com a classe B no Brasil, que muitas vezes é inclusive colocada no mesmo patamar da classe A. Porém, com a ajuda do painel de consumidores classe B, podemos desassociar esta impressão e entender o real poder de consumo e hábitos de compra desta classe tão almejada pelas empresas.
É correto afirmar que os consumidores da classe B no Brasil possui um bom poder aquisitivo, a ponto de priorizar a qualidade de um produto ou serviço ao invés do preço, bem como incluir em seu estilo de vida diversos produtos e serviços considerados não essenciais. Mas, falando em números reais, quem realmente representa a classe B brasileira e qual a porcentagem significativa desse mercado?
Divisão das classes sociais no Brasil
As classes econômicas no Brasil atualmente estão classificadas como:
- Classe A: 2,8% da população brasileira (renda mensal domiciliar superior a R$ 22 mil)
- Classe B: 13,2% da população brasileira (renda mensal domiciliar entre R$ 7,1 mil e R$ 22 mil)
- Classe C: 33,3% da população brasileira (renda mensal domiciliar entre R$ 2,9 mil e R$ 7,1 mil)
- Classes D/E: 50,7% da população brasileira (renda mensal domiciliar até R$ 2,9 mil)
Uma vez que a classe B, segundo pesquisa do IBGE, está representada em uma boa parte por pessoas que demoram mais anos para casarem do que a média da população geral e muitos optam por não terem filhos, esta classe acaba tendo uma maior renda individual disponível, para investirem em gastos menos essenciais como decoração da casa, estética, educação, conforto, lazer, saúde espiritual, saúde mental entre outros. Outro ponto importante a se destacar sobre os consumidores classe B é que geralmente buscam priorizar a qualidade do produto, porém não deixam o fator preço de lado na hora de ter uma decisão de compra.
Características dos consumidores classe B
O painel de consumidores classe B é uma ferramenta de pesquisa e comunicação direta com a classe afim de obter informações relevantes que se transformarão em estratégias para atrair e conquistar este mercado. Antes de formular sua pesquisa de mercado para a classe B é importante conhecer alguns hábitos e características deste público, já descobertas.
Fazem viagens internacionais – Se tem uma característica crescente e comum entre a classe B é o aumento das viagens internacionais que realizam. Sair do país de férias pelo menos uma vez ao ano é muito comum entre a maioria das famílias de classe B.
Possuem planos e assinaturas telefônicas e de TV a cabo – Uma forte característica dos consumidores classe B é o fato de que não se contentam com o básico, uma vez que possuem poder aquisitivo para experimentarem produtos e serviços com maior preço e qualidade. Deste modo, produtos e serviços personalizados que proporcionem certa exclusividade e conforto são os preferidos dos ricos. Assinaturas de TV, telefonia e informativos, representam entretenimento agregado a cultura e não há quem não goste dessa combinação.
Utilizam sistema de saúde privada – Para os consumidores classe B que prezam por facilidades e qualidade nos serviços, deixar a saúde nas mãos do poder público não é uma opção. A classe B de consumidores investem em planos de saúde para toda a família e optam por planos de saúde mais completos e renomados.
Investem em educação – Assim como na área da saúde, a educação de qualidade é uma das prioridades da classe média que não hesitam em investir parte da renda na educação da família. Conscientes de que uma boa formação rende bons retornos financeiros, a classe B opta por instituições educacionais mais tradicionais e com boas avaliações e premiações. Falar mais de um idioma é outra forte característica dos consumidores classe B.
Comem fora mais de 1 vez na semana – Seja por praticidade, falta de tempo ou por prazer, os consumidores classe B desfrutam comer fora algumas vezes na semana. Este hábito também é comum como forma de estar com a família e parar para apreciar a vida em meio a longas horas de trabalho.
Contratam serviço de limpeza domiciliar – Além de poupar tempo, uma vez que a classe B está em um alto patamar de poder econômico e social, cumprir tarefas domésticas não faz parte dos planos dos ricos. Pagar por um serviço de limpeza é super vantajoso comparado ao tempo e energia que estas pessoas conseguem poupar.
>>> Conheça nesse artigo os tipos de consumidores dentro de um painel online
Vantagens do painel de consumidores classe B
Pontuamos 5 vantagens ao utilizar um painel de consumidores classe B e coletar insights para seu negócio:
1. Conhecer produtos, serviços e marcas utilizadas
Conhecer a qualidade, identidade, valores e outras características dos produtos e serviços utilizados pela classe B significa estar preparado para este público. Conhecer a concorrência e seus métodos de captação e atração do público classe B é essencial para acertar em cheio nas campanhas e lançamentos de produtos.
2. Captar informações de comportamento de compra e consumo
Uma vez que você utiliza o painel de consumidores B para conhecer os fatores importantes em sua tomada de decisão de compra, faz com que você tenha as ferramentas e o conhecimento para atrair e atrapar esse público em qualquer que seja o produto ou serviço ofertado.
3. Obter ideias através dos desejos e necessidades da classe B
O painel de consumidores classe B é uma ferramenta perfeita para captar ideias vindas diretamente dos próprios consumidores. Estes insights são tão importantes porque possuem neles as crenças, valores e metas vindas desse público.
4. Desenvolver estratégias para fidelização
Uma vez que são reunidos insights, hábitos e opiniões através do painel de consumidores classe B, desenvolver estratégias assertivas fica muito mais fácil. Reunir e analisar estas informações se torna muito prático com o painel de consumidores classe B da Painel TAP. Com nosso painel de consumidores as empresas podem personalizar a estética do painel com a identidade visual da marca, utilizar recursos para pesquisas quantitativas e qualitativas.
5. Desenvolver produtos e serviços que correspondam exitosamente às expectativas da classe B
Agora que já temos todas as informações que precisamos reunidas e analisadas através do painel de consumidores classe B, já estamos muito mais aptos para lançar um novo produto ou serviço preferencial ou exclusivo para o público B. É hora de colocar a mão na massa e estar consciente de todo conhecimento adquirido com pesquisas e estudos.
>>> Como utilizar um painel de respondentes para empresas?
Os produtos consumidos pela classe B são diferentes, possuem valores diferenciados agregados, sempre optando por empresas e marcas que se adaptam a este perfil. Qualquer que seja seu negócio, conquistar a classe B é um investimento muito lucrativo e, diga-se de passagem, seguro, se tratando de uma classe com valores consistentes e alto poder de compra.
Necessitando de uma pesquisa com amostras de respondentes? Conte com a Painel TAP.
Por trás da Painel TAP está um pessoal apaixonado por dados e geração de insights, que encontra em cada projeto um desafio em buscar a melhor e mais rápida solução para os mais diversos tipos de necessidades e demandas em pesquisas online e investigação de mercado.