Amostras de respondentes: Como definir e calcular uma amostragem

Amostragem de respondentes

Amostras de respondentes: Como definir e calcular uma amostragem

Utilizar a técnica de amostras de respondentes é uma forma de obter dados globais, ou de determinada região, sem precisar ter contato direto com cada indivíduo. O sistema consiste em administrar uma parte desta população, com características que representem o público requerido, e usar desta porcentagem para corresponder à população total. Pode até parecer confuso, mas através deste conteúdo iremos proporcionar o conhecimento que você precisa, para começar a usufruir ou potencializar os resultados positivos, que uma boa amostras de respondentes pode proporcionar para seu negócio.

Conheça os benefícios do painel de consumidores e como conquistar seus objetivos comerciais através dele


Como definir as amostras de respondentes

Para definir as amostras para um painel de respondentes, você deverá ter em conta alguns fatores principais e sumamente importantes. Primordialmente, iremos te apresentar os 4 principais fatores que deverão ser considerados na definição da amostra.

1. Perfil, Persona ou Público Alvo

O perfil ou persona é exatamente a definição por características, das pessoas que você necessita que respondam sua pesquisa. É seu público alvo! Em uma pesquisa eleitoral no Brasil, se leva em conta toda a população acima de 16 anos, que são as pessoas que já possuem o direito de voto. Porém, em uma pesquisa para lançamento de um produto específico, esse público alvo pode ser muito mais reduzido caso se trate de um produto feminino, por exemplo, neste caso seu público alvo seriam mulheres, provavelmente de idades pré-definidas, talvez de alguma localização geográfica ou classe social específica, entre outros pré-requisitos.

Definir bem o perfil da sua amostra de respondentes é de extrema importância, pois terá influencia direta no resultado do seu estudo. Por isso, conheça bem seu objetivo de pesquisa e também o perfil dos respondentes que você deseja obter informações.

2. Provável margem de erro

Por se tratar de um estudo por amostragem, é impossível prever com certeza, as respostas de cada indivíduo simplesmente com base no método de proporção. Deste modo, sempre existirá uma parte dos dados finais, que não necessariamente seria a resposta proporcionada pelo respondente real.

Esta margem de erro, se trata exatamente, da diferença ou variação percentual máxima, entre o resultado da pesquisa por amostra e o resultado que a pesquisa teria se tivesse sido feita com a população total real.

3. Nível de confiança

O nível de confiança é basicamente a subtração da margem de erro. Se uma pesquisa tem um percentual de 80% de pessoas que gostariam de consumir seu produto e a margem de erro é de 5% para mais ou para menos, então o nível de confiança da pesquisa será de 75% a 85% de pessoas que gostariam de consumir seu produto. Ou seja, o estudo de mercado feito através de um painel de consumidores, por exemplo, tem 90% de segurança de que os dados sejam exatos.

O estudo de mercado feito através de painéis onlines é super eficaz, prático e econômico, e proporciona resultados incríveis e super seguros.

4. Tamanho da amostra

Atualmente, existem softwares de painel de respondentes, que se encarregam de calcular o tamanho ideal da sua amostra com base em fatores como, tamanho da população e margem de erro aceitável, principalmente. Contudo, é importante saber como é feito este cálculo para entender o resultado do tamanho da amostra do seu painel de consumidores.

Para calcular o tamanho da amostra ideal você deve obter o tamanho da população desejável e calcular com a margem de erro aceitável para chegar ao número ideal que sua população de respondentes deverá ter.


Tipos de amostras de respondentes de pesquisas

Tão importante quanto conhecer as etapas das amostras de respondentes, é saber o tipo de respondentes que participará da sua pesquisa. Existem incontáveis grupos de respondentes cadastrados em painéis de consumidores, e agora, iremos te apresentar os mais comumente usados.

Amostras de respondentes B2C

É o maior e menos segmentado dos grupos. Se trata da população em geral, sem nenhum tipo de conexão profissional direta com o nicho do mercado em questão. São pessoas que apenas possuem interesse e capacidade para participarem de pesquisas de mercado e que possuem características demográficas muito diversificadas. Dentro das amostras de respondentes B2C, podem se formar grupos B2B ou diversos outros grupos com perfis mais definidos por características demográficas, por exemplo.

Amostras de respondentes B2B

Este perfil é formado por profissionais com alto poder para tomada de decisões e que atuam no mercado. Estes profissionais em sua maioria são empresários(as), gerentes, diretores(as), entre outros. Este tipo de amostra te ajudará em tomadas de decisões empresariais importantes.

Amostras por nicho

Se trata de diversos grupos de respondentes classificados por características semelhantes. Uma amostra para respondentes por nicho pode ser um grupo formado por mulheres advogadas ou farmacêuticas, por exemplo. Ao contratar nosso painel de consumidores, você imediatamente terá acesso a milhares de respondentes devidamente cadastrados e classificados em nichos, prontos e qualificados para responderem sua pesquisa.


 

Necessitando de uma pesquisa com amostras de respondentes? Conte com a Painel Tap.

Por trás da Painel Tap está um pessoal apaixonado por dados e geração de insights, que encontra em cada projeto um desafio em buscar a melhor e mais rápida solução para os mais diversos tipos de necessidades e demandas em pesquisas online e investigação de mercado.

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